Enda Kenny chefia governo<br>na Irlanda

O líder dos democratas-cristãos irlandeses (Fine Gael) obteve o apoio do parlamento para continuar a exercer funções de primeiro-ministro da Irlanda.

Graças ao apoio de nove independentes e à abstenção dos conservadores republicanos (Fianna Fáil), Enda Kenny venceu a votação com 59 votos a favor e 49 contra, num hemiciclo com 157 deputados.

O Sinn Féin, terceira força no parlamento, criticou o acordo entre os dois maiores partidos irlandeses.

Pela primeira vez na história da república, Fianna Fáil comprometeu-se a não chumbar os projectos do governo até 2018. Em troca exigiu, entre outras medidas, a suspensão da cobrança dos serviços de abastecimento de água e o aumento da despesa pública em cerca de 6,7 mil milhões de euros.



Mais artigos de: Breves Europa

Oito milhões despedidos<br>em Espanha

Entre 2006 e 2015 cerca de oito milhões de trabalhadores com contrato sem termo foram alvo de despedimento, segundo revela um relatório da central sindical Comisiones Obreras, baseado em dados do Serviço Público de Emprego Estatal (SEPE). Comparando com os nove milhões de...

Podemos e IU selam acordo

As direcções dos partidos Podemos e Esquerda Unida de Espanha anunciaram, dia 9, o alcance de um pré-acordo eleitoral para apresentarem listas conjuntas às próximas eleições gerais marcadas para 26 de Junho. Ambas as formações anunciaram que o objectivo...